1 – Identifique onde a sua empresa está
O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico da sua empresa é saber onde ela está, qual a sua situação e que buscou até então.
Ou seja, é o histórico da sua empresa, identificando as suas conquistas, pois assim como funciona para qualquer pessoa, tudo pelo que ela passou até agora é importante para traçar o seu futuro.
Desse modo, é importante que a sua empresa desenvolva os conceitos de missão, visão e valores.
Está enganado quem pensa que esses são apenas termos bonitos para serem emoldurados e colocados na parede. Eles devem nortear a sua equipe.
2 – Saiba para onde a sua empresa deseja ir
O segundo passo é saber para onde a sua empresa deve seguir, que pode ser uma continuação do caminho que ela já está ou mesmo uma mudança de direção. Muitos segmentos de mercado exigem mudanças constantes.
E as empresas, com o passar dos anos, devem fazer as adaptações necessárias para que continuem obtendo sucesso em suas vendas. É preciso saber se esse é o caso do seu negócio.
3 – Conte com uma equipe capacitada
Independente da sua empresa se manter na mesma direção ou não, a questão é que você deve contar com uma equipe capacitada.
Ela deve ser formada por profissionais habilitados e que recebam treinamento constate para se manterem atualizados sobre as melhores práticas e técnicas.
Além de profissionais experientes pode ser importante mesclar na sua equipe quem é novo no ramo, para trazer novas ideias e perspectivas para o seu empreendimento.
4 – Considere as necessidades do seu público alvo
Essa é mais uma das dicas de planejamento estratégico empresarial que não podem faltar na hora de realizar o diagnóstico do seu negócio.
Afinal, atender de maneira adequada as necessidades do seu público alvo garante as suas vendas e, por consequência, o funcionamento da sua empresa.
Porém, como já foi dito, as coisas mudam com os passar dos anos.
E uma das principais mudanças nesse sentido é o comportamento dos consumidores.
De acordo com o setor da economia do seu negócio, as adaptações podem ter que ser feitas em maiores ou menores espaços de tempos e, para saber quando devem ser feitas, é essencial acompanhar as preferências da sua clientela.
5 –Acompanhe a concorrência
Quando uma empresa está abrindo as suas portas ou ainda antes, quando existe apenas no campo das ideias, é fundamental que o novo empreendedor busque o maior número de informações possíveis sobre o segmento de mercado no qual vai atuar.
Com o passar do tempo, é preciso acompanhá-lo constantemente.
Nesse sentido, a concorrência deve ser monitorada. É essencial identificar os principais concorrentes da sua empresa e conhecê-los melhor do que eles mesmos.
6 – Faça o planejamento financeiro
Dentro do planejamento estratégico devem estar presentes os planos de cada setor, como o do financeiro.
Com ele, é possível saber a situação econômica da sua empresa, como ela vai estar nos próximos meses, etc e, a partir disso, definir orçamentos para ações de vendas e de marketing.
7 – Defina a estratégia de marketing
Da mesma forma, é preciso fazer o planejamento de marketing para os próximos meses, criando um grande plano para a sua empresa que englobe todos os aspectos.
Muitas vezes, o erro na gestão está justamente em não alinhar os objetivos de um negócio como um todo.
Desse modo, é necessário definir as ações mais eficientes para alcançar os objetivos determinados pelo planejamento estratégico.
8 – Determine ações de vendas
As ações de vendas, que devem andar junto com as ações de marketing, também devem ser bem planejadas para os próximos meses.
O melhor é que se faça um calendário, inclusive, o comércio, que se beneficia das datas comemorativas, quando é importante focar em ações específicas.
Como a equipe de vendas é quem costuma representar uma empresa, dando a ela uma “cara”, é essencial que esteja em sintonia com os objetivos do planejamento estratégico.
9 – Acompanhe os resultados e faça adequações
Já que o planejamento estratégico é um grande plano da sua empresa para orientar o que deve ser feito a partir de então, a ideia é que as ações determinadas por ele mostrem resultados já no curto e médio prazo.
Esses resultados devem ser registrados, acompanhados e avaliados periodicamente.Se não forem os previstos, é um indicativo que o plano merece ajustes, o que é normal e apenas vai tornar a estratégia da sua empresa ainda mais eficiente e assertiva.
10 – Tenha a colaboração da tecnologia
Para que seja possível fazer um planejamento estratégico completo, englobando todos os setores, tendo dados dos meses e anos passados para avaliar as ações para o futuro e informações relevantes para a tomada de decisões é preciso contar com a ajuda da tecnologia.
Hoje em dia, o software ERP é a melhor solução para empresas que desejam ter históricos completos.
Esse tipo de software é um sistema de gestão empresarial que não só informatiza os dados, armazenando-os em bancos de dados, como também conecta os setores e automatiza os procedimentos.
Assim, você e sua equipe podem realizar as tarefas com mais eficiência, sendo que a rotina do seu negócio ganha em dinamismo dentre muitas outras vantagens.
Fonte: Gestão Click