Com as mudanças significativas nos negócios e incertezas em meio à pandemia, os líderes têm um papel muito importante para tirar o melhor de seus funcionários — mostrando principalmente coragem, empatia e confiança.
“As práticas de liderança podem determinar como as equipes se sentem, observam e se apoiam em tempos de crise e ambiguidade. Sua equipe se lembrará de como foi liderada ao longo deste período”, diz Angela Kambouris, coach de liderança, para o Entrepreneur.
Na visão da profissional, existem oito medidas que podem ajudar os líderes a causar um impacto positivo neste período:
- Comunicação clara
Palavras e ações de um líder podem ajudar os funcionários a se sentirem seguros. “Os líderes devem dar às pessoas o que elas precisam, quando precisam”, diz Kambouri, que acrescenta que eles devem se comunicar com clareza e com frequência, mantendo a transparência e ajudando as pessoas a entender tudo o que aconteceu.
- Fortalecer a química da equipe
Uma equipe bem entrosada faz toda a diferença, e isso pode ser alcançado de formas simples. Uma delas é separando alguns minutos no início de uma reunião para encontrar interesses comuns, refletir sobre os sucessos alcançados, compartilhar histórias pessoais e o que as pessoas estão assistindo na Netflix. Também é possível criar uma sala para tomar água e café enquanto os funcionários podem conversar sobre esportes e falar sobre os memes mais recentes.
Os líderes podem compartilhar suas histórias pessoais para estimular conversas sobre desafios e mostrar que também são humanos.
- Conversa individual
Por meio de reuniões individuais, você pode criar um ambiente em que conhecerá seus funcionários em um nível mais profundo. A coach sugere fazer perguntas como: o que é mais importante na função atual; como o funcionário descreveria um ótimo dia; o que o deixa orgulhoso no trabalho; qual iniciativa ele gostaria de liderar.
Essas respostas podem identificar práticas e desencadear ações que são importantes para a equipe.
- Liderança responsável
A falta de responsabilidade dentro de uma equipe prejudica toda a produtividade. “Os indivíduos precisam saber o que eles e o grupo são responsáveis por entregar”, diz Kambouri.
Os líderes precisam explicar o motivo de os funcionários estarem gastando seu tempo com determinado trabalho e a importância disso. Ao definir expectativas claras, os membros da equipe têm clareza sobre os padrões e os resultados — e essa conversa precisa ocorrer mais de uma vez.
- Um bom chefe é um mentor
Não basta apenas dizer o que fazer: é preciso saber orientar também. Um líder que também é um mentor pode ser a salvação para um time. Por meio de reuniões semanais de equipe, os líderes exploram quais obstáculos precisam ser removidos, fornecendo um feedback equilibrado sobre o que deu certo e como é possível aprender com as experiências.
- Conversas de liderança
A saúde mental não pode ser deixada de lado, especialmente em um momento de incerteza como o que vivemos agora com a pandemia. À medida que as pessoas voltam para o local de trabalho, podem continuar a ter confusão sobre o que está por vir. “Os líderes podem oferecer espaço e tempo para que todos os funcionários falem sobre a incerteza que sentem, reflitam sobre o que mudou para eles e as lições valiosas que aprenderam sobre si mesmos e seu trabalho durante esse período”, diz Kambouris.
- Invista em planejamento de sucessão
Também vale mostrar para os funcionários que você investe no desenvolvimento deles para um futuro dentro da empresa na organização. A prática pode levar a aumentos no engajamento e minimizar a rotatividade dos membros da equipe.
- Um modelo único de trabalho não funciona para todos
Deixar o funcionário decidir se ele retornará ao escritório ou continuará em home office é uma forma de respeitar a diferença de personalidade das pessoas. Os líderes podem conduzir discussões para saber como as pessoas se sentem em relação ao retorno ao local de trabalho — assim como os benefícios e os riscos disso.
Para isso, eles devem procurar saber como as pessoas se sentem no momento. “Por meio de conversas individuais e discussões em equipe, os líderes podem explorar quais estratégias podem ser adotadas para apoiar a inclusão”, afirma Kambouris.
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.