Doações do imposto de renda geram incentivos fiscais

Você sabia que empresas tributadas pelo lucro real podem contribuir com ações de iniciativa social, cultural, educacional, de saúde e esportivas, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e amparando entidades beneficentes que cuidam de idosos e adolescentes e ainda podem deduzir essas doações do imposto de renda?

Funciona da seguinte maneira: a empresa pode escolher instituições que aceitam recursos por leis de incentivo, sejam sem fins lucrativos e legalmente constituídas. Após essa escolha realiza a doação por meio do projeto em que ela está cadastrada e mediante percentual máximo aplicado naquele projeto.

Pessoas jurídicas que tenham Imposto de Renda a pagar, cujo o resultado tenha sido apurado com base no Lucro Real podem doar até 9% do seu imposto limitando o valor ao percentual estabelecido para cada fundo.

Existem duas formas de dedução que a empresa tributada pelo lucro real, após realizar a doação ou contribuição, pode se utilizar do mecanismo de incentivo fiscal federal:

1)A Doação ou Contribuição é dedutível na apuração do IRPJ e CSLL, contabilizada como despesa operacional deduzindo a base de cálculo, gerando IRPJ e CSLL menores a serem recolhidos.
2)A Doação ou Contribuição não é dedutível, mas o valor doado é deduzido diretamente no IRPJ devido.

O pagamento da doação deve ser efetuado até a data limite, até o encerramento do horário de expediente bancário das instituições financeiras autorizadas, inclusive se realizado pela Internet ou por terminal de autoatendimento.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.