Alesc aprova MP de benefícios fiscais a agrotóxicos, mas sem tributação por toxicidade

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a Medida Provisória (MP) 226/2019, que trata de benefícios fiscais a agrotóxicos e outros produtos. O texto assegurou a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) para os defensivos agrícolas até 30 de abril de 2020. Os deputados barraram a sugestão do governo do estado da tributação por toxidade do agrotóxico.

O texto foi aprovado em plenário por unanimidade na quarta-feira (27), conforme a Alesc, e segue para sanção do governador, Carlos Moisés (PSL).

Logo quando a MP foi admitida na assembleia, em setembro, os deputados estaduais seguiram o voto do relator, Romildo Titon (MDB), que argumentou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que não há urgência para a definição da tabela de cobrança do imposto por toxicidade do agrotóxico. A proposta do governo era de que a tributação desse tipo de produto começasse a ser feita dessa forma a partir de 1º de janeiro.

Texto aprovado

Em relação aos agrotóxicos, a data de 30 de abril de 2020 descrita no texto aprovado é a do final do convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata do tema.

O texto aprovado também contempla sugestão do governo para incluir carnes e miudezas comestíveis de aves e suínos frescas, resfriadas ou congeladas no benefício de redução de base de cálculo do ICMS em 41,667% nas operações internas dos produtos da cesta básica, além de equalizar a carga tributária entre as operações internas e interestaduais, sujeitas a 7% no imposto.

O documento aprovado ainda estabelece alíquota de ICMS de 12% nas operações com erva-mate, farinha de trigo, de milho, de mandioca e de arroz, arroz polido, parboilizado polido, parboilizado integral e integral, misturas e pastas para a preparação de pães, feijão, mel, carnes e miudezas comestíveis temperadas de suíno, ovino, caprino e coelho. Antes, a alíquota era de 17%.

Fonte: G1

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.