Que a revolução digital estava a caminho há anos já sabíamos, mas nunca poderíamos imaginar que esse processo, que já era rápido, poderia receber uma aceleração tão forte no ano de 2020.
As tendências já apontavam para um crescimento desse setor. Porém com o início da quarentena, que fechou comércios e indústrias por todo o Brasil a partir de março, o cenário mudou completamente e vender online se tornou a única alternativa possível para muitos negócios.
Hoje, três meses após o início da pandemia do novo coronavírus, muitos empreendedores se perguntam quais os caminhos que o mercado irá seguir e como podem se antecipar em um cenário de tamanha incerteza.
Pensando nisso a Nuvemshop, plataforma de e-commerce que tem ajudado mais de 40 mil empreendedores por toda a América Latina, reuniu aprendizados dos últimos três meses e dicas para ajudar você, administrador, a tomar as decisões certas, mirando na digitalização cada vez maior da sua empresa.
Quando tudo começou, ninguém sabia o que iria acontecer com o e-commerce no Brasil. Na semana do anúncio do lockdown, em meados de março, as vendas das lojas virtuais caíram 30% segundo dados da base de clientes da Nuvemshop. Porém, menos de duas semanas depois elas voltaram a crescer de forma acelerada, chegando a quadruplicar em apenas sete semanas.
A quantidade de novas lojas criadas na plataforma também quadruplicou entre fevereiro e abril. Todas as semanas de abril e as duas primeiras de maio superaram, em número de visitas, a semana da Black Friday de 2019 — maior data do varejo do país.
Mas o que esse comportamento nos mostra sobre o mercado e sobre os consumidores?
Em um momento de grande incerteza, muitas pessoas inicialmente pausaram seus gastos para entender como ficaria sua situação financeira. Porém, algumas, principalmente da classe média e média alta brasileira, conseguiram reorganizar sua realidade, mantendo seus empregos em home office e mudando hábitos, como deixar de comer fora, viajar e passear. Trancado em casa, esse público sentiu a motivação de consumir alguns produtos e a alternativa segura e viável passou a ser o e-commerce.
Clientes da plataforma Nuvemshop, como a Vinícola Marco Luigi de Bento Gonçalves (RS), viram não só suas vendas migrarem completamente para a loja virtual, como começaram a notar a adesão de pessoas mais velhas ao canal online. Adriane, proprietária da vinícola conta: “Começamos a receber ligações de clientes mais idosos do Brasil inteiro que nunca tinham comprado online, mas também não se sentiam seguros para compartilhar seus dados do cartão por telefone. Orientamos cada um deles para comprar pelo site e tem sido um sucesso.”
Casos como o da Vinícola Marco Luigi não foram raros durante os meses da pandemia e geraram consequências no consumo para o futuro. Uma das principais foi a quebra da barreira de comprar online.
Muitas pessoas tinham receio em realizar compras em sites ou aplicativos, porém agora puderam experimentar e perderam o medo. Outros consumidores descobriram que era possível comprar outros tipos de produtos pela internet, como alimentos e bebidas. Apenas no mês de abril, a Nuvemshop identificou um aumento de 311% nas vendas de comidas e bebidas pelas lojas de seus clientes, por exemplo.
As transformações foram muitas e algumas talvez ainda nem foram identificadas. Fica apenas uma reflexão para quem administra marcas e não está totalmente no digital.
Chegou a hora da minha empresa ter um e-commerce próprio?
A resposta é sim! Confira cinco motivos para você criar sua loja virtual hoje:
1. Sua audiência já está online
De acordo com o estudo Digital 2020, o Brasil tem 150,4 milhões de pessoas que utilizam a internet, o que caracteriza 71% dos brasileiros. Com tanta gente online, comprar pela internet se torna uma consequência desse comportamento digital já existente.
2. Seus potenciais clientes já pesquisam pela internet antes de comprar
Antes de tomar a decisão de comprar um produto, os clientes pesquisam online para ter certeza de que estão fazendo a melhor escolha. A pesquisa Digital 2020 mostra que 89% dos entrevistados fazem buscas na internet antes de comprar um produto.
Imagine se, nesse momento, sua marca já aparecesse como um dos resultados e oferece exatamente o que ele está buscando?
3. O online tem grande alcance
Ao contrário de uma loja física, por exemplo, quando você vende por meio de uma loja virtual, o alcance geográfico se torna muito maior. Pelo e-commerce você pode enviar seus produtos para todo o Brasil de forma automatizada e prática.
4. Começar a vender online é simples
Dependendo da plataforma de loja virtual que você utilizar, criar um comércio eletrônico não vai exigir grandes conhecimentos técnicos, pois elas foram criadas para facilitar a experiência dos lojistas. Dessa forma, cadastrar seus produtos vai exigir algum tempo, mas não será difícil. Em poucos cliques, você já vai poder integrar meios de pagamento e de envio ao seu e-commerce e sair vendendo.
5. Baixo custo para operar online
Quando pensamos em ampliar nosso negócio, é normal considerarmos grandes investimentos. Porém, usando uma loja virtual, os custos são consideravelmente mais baixos do que se compararmos, por exemplo com uma nova loja física.
Para manter sua loja virtual você basicamente terá os gastos com a mensalidade da sua plataforma de loja online, com as taxas de intermediadores de pagamento e com suas campanhas de marketing digital.
Crie sua loja virtual
E agora, está convencido de que o próximo passo do seu negócio deve ser criar a sua loja virtual própria?
Fonte: admnistradores.com