A prefeitura de Blumenau anunciou nesta segunda-feira (20) restrições mais rígidas para frear o avanço do novo coronavírus. A partir desta terça-feira (21) não poderão abrir na cidade shoppings, galerias, comércio de rua, salões de beleza e barbearias. O decreto é válido por sete dias, podendo ser prorrogado por mais uma semana. Bares, restaurantes, food parks, lanchonetes, adegas, tabacarias e similares também não poderão funcionar durante esse período. Ficam permitidos apenas os serviços de entrega — em formato delivery.
Outro segmento atingido por esse novo decreto são as academias e clubes sociais, que também terão de fechar as portas por sete dias em Blumenau. Quanto ao comércio, as exceções são as lojas de material de construção e os chamados serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, conveniências, agropecuárias e postos de combustíveis.
Os mercados, mercearias e lojas que vendem produtos para a construção civil, porém, poderão atender apenas de segunda a sábado. Domingo deverão fechar as portas. Além disso, todos esses comércios precisarão respeitar o limite de 40% da capacidade estabelecida pelo Corpo de Bombeiros.
A atividade industrial e as obras públicas e privadas poderão ser mantidas sem restrição de pessoal, porém deverão seguir rigorosamente as medidas de distanciamento, higienização e uso de equipamentos de proteção individual — como máscaras. Fica suspensa a entrada de novos hóspedes em hotéis, motéis e outros serviços de hotelaria — como pousadas, por exemplo.
Fonte: Prefeitura de Blumenau/NSC