Como gerenciar e manter a equipe engajada? 5 dicas essenciais

Contar com uma equipe engajada é hoje um dos maiores diferenciais das organizações e também um importante desafio a ser conquistado. Os trabalhadores, sobretudo aqueles das chamadas gerações Y e Z, estão cada vez mais exigentes e oferecer apenas um bom salário não é mais suficiente para manter as equipes motivadas e alinhadas aos objetivos organizacionais.

É preciso ir além, porque não basta oferecer mais do mesmo. É importante que as empresas se empenhem em conquistar não somente o público externo, mas também, o público interno — os seus próprios colaboradores — pois funcionários engajados são também mais eficientes e produtivos.

Mas, como conseguir isso? Como gerenciar e manter a equipe engajada, mesmo com os desafios próprios do dia a dia empresarial e motivá-la a dar o seu melhor em prol dos objetivos organizacionais?

Este post é justamente sobre isso. Se você está precisando de respostas para essas perguntas, confira as 5 dicas que preparamos para você!

  1. Valorize os seus colaboradores
    O primeiro ponto que merece atenção quando o assunto é manter a equipe de trabalho engajada é a valorização do trabalhador. Mais que receber um bom salário, o profissional deseja ser reconhecido por aquilo que faz e sentir que seu desempenho é fundamental para o sucesso de toda a empresa.

Valorizar é dar espaço para opiniões, reconhecer os méritos do profissional, parabenizá-lo por um bom trabalho, oferecer uma remuneração justa e assim por diante. São ações simples, mas que fazem toda a diferença no desempenho e motivação da equipe.

  1. Dê feedbacks
    Outro ponto chave para manter uma equipe engajada é o feedback. A avaliação e orientações do líder funcionam como uma espécie de bússola que vai orientar o trabalhador na realização das suas funções.

3. Ofereça benefícios empresariais

Os benefícios empresariais são excelentes mecanismos para motivar a equipe de trabalho. Além de demonstrar preocupação e zelo do empregador com o seu time de colaboradores, os benefícios oferecidos vão compor a identidade da empresa e mostrar que ela valoriza o trabalho prestado por seus funcionários.

4. Aposte no modelo de liderança colaborativa

O modelo de liderança é outra pedra de toque do engajamento e motivação de uma equipe de trabalho. Um bom líder consegue motivar os seus colaboradores a se dedicarem de forma cada vez mais efetiva às suas funções, pois sabe lhes mostrar a importância do papel individual no desempenho de toda a equipe.

Além do mais, outro aspecto importante de uma boa liderança é o modelo colaborativo, o liderar pelo exemplo. Muito melhor do que apenas dizer o que deve ser feito, é mostrar como se faz na prática.

A liderança é uma das principais facetas de uma organização. Um líder acessível, participativo e atuante consegue conquistar e fidelizar os colaboradores. Além do mais, a forma de liderar vai impactar em vários aspectos das relações de trabalho, desde o desempenho do time até o clima organizacional.

5. Cuide do clima organizacional

Por fim, vale lembrar ainda da importância de zelar pela manutenção de um bom clima organizacional.

O ambiente corporativo compõe a atmosfera da empresa e é o combustível que faz com que os colaboradores se sintam à vontade dentro da organização, acolhidos e valorizados pelo líder e pelos colegas de trabalho.

Em um ambiente amistoso, cordial e colaborativo, as pessoas se sentem mais felizes e motivadas, o que aumenta a satisfação do trabalhador com as suas funções e com a empresa em que trabalha.

Fonte: solução casting

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