Em meio aos desafios do mundo corporativo, é necessário sempre aprimorar as habilidades de liderança para gerir com mais qualidade e eficiência. Por isso, é extremamente importante saber como aplicar uma gestão administrativa eficaz.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre como desenvolver uma boa gestão administrativa, com passos simples que otimizam a performance e os resultados da sua empresa. Boa leitura!
Gestão administrativa: o que é
Afinal, o que é gestão administrativa? A gestão administrativa é uma maneira de gerenciar o negócio de modo racional, metódico e assertivo, visando um melhor desempenho. Atuando nesse sistema, o líder dá a cada funcionário uma tarefa, que será criteriosamente supervisionada, para que se tenha um controle maior dos processos.
E não é só no lado operacional, também deve-se aplicar uma boa gestão administrativa financeira, que permitirá acompanhar de perto os números da companhia e realizar ações para que os lucros sejam otimizados. Com maior controle sobre todos os setores da empresa, é possível atuar com eficiência nas áreas que necessitam de maior atenção.
Como aplicar uma boa gestão administrativa?
Uma boa gestão administrativa e financeira, pode ser construída com alguns pilares básicos que o auxiliarão a ter o controle de todos os processos da sua empresa.
Confira abaixo os principais passos para uma boa liderança administrativa.
Defina uma boa gestão de comando
Para que haja um acompanhamento mais próximo dos colaboradores, é necessário um líder de setor ou gerente, que será responsável por delegar a cada um suas atividades e acompanhar os resultados. Assim, o desempenho é verificado e a chance de feedbacks confusos ou mal direcionados diminuem consideravelmente.
Construa um sistema hierárquico
Para que o método funcione com eficácia, é necessário estabelecer um sistema hierárquico, de modo a criar uma comunicação mais direta, fazendo com que o colaborador receba sua tarefa e a execute sem questionamentos.
Criar um ambiente motivador e de equidade
Os funcionários devem ser tratados sempre com respeito e valorização de suas funções dentro da equipe. Quando isso faz parte do ambiente corporativo, há mais motivação para realizar uma boa atuação.
Remuneração adequada
Pensando na motivação pelo trabalho, o colaborador precisa receber uma remuneração adequada ao seu cargo e não realizar várias funções. E, caso as circunstâncias necessitem disso, ele deve ser devidamente recompensado com benefícios que podem ou não ser financeiros.
Construa uma equipe unida
O relacionamento interpessoal é de extrema importância para se criar um ambiente mais unido e produtivo. E isso não deve ser aplicado apenas entre os trabalhadores, mas também no relacionamento com os vários tipos de liderança na administração do negócio. Como diz o famoso ditado: “um por todos e todos por um”.
Benefícios de se aplicar uma gestão administrativa
Com uma boa gestão administrativa, a empresa ganhará uma série de benefícios em todos os âmbitos. Confira abaixo alguma dessas vantagens.
Decisões mais assertivas
Com um sistema bem alinhado em todos os setores, as decisões são tomadas com mais rapidez e facilidade, permitindo otimizar o andamento das atividades de cada colaborador, assim como de seus resultados.
Finanças equilibradas
Com o acompanhamento diário e minucioso da gestão administrativa, os lucros e os gastos acabam seguindo de maneira saudável para o capital da instituição, possibilitando ainda investir nas áreas de maior necessidade.
Maior satisfação
Quando todos os processos funcionam corretamente, o resultado vem com mais rapidez para clientes, funcionários e liderança, de modo que, assim, todos fiquem satisfeitos em atuar ou adquirir os serviços da companhia.
Fonte: SBC Coaching