Evolução do Marketing Digital: origem e impacto nos resultados das empresas

Você conhece a origem do Marketing Digital?

Com o passar dos anos, os consumidores mudaram seus hábitos de consumo. Diante disso coube às empresas criarem alternativas que pudessem satisfazê-los além do produto ou serviço.

Assim surgiu o Marketing Digital, colocando o consumidor como foco e aprimorando a maneira em que as empresas tinham de atingir e se relacionar com seus clientes.

Como o Marketing atuava antigamente?

Como dividido na obra de Philip Kotler, o chamado Marketing 1.0 era feito do produto ao consumidor.

Isso significa que antes as empresas estavam focadas em:

  • produzir;
  • vender;
  • lucrar.

Hoje, as organizações primeiras entendem a necessidade do mercado, o hábito de seus consumidores, assim como seus desejos também, para a partir disso produzir e se adequar ao que eles procuram.

Vivemos a era do Marketing 4.0. Pautado em gerar valor pela informação a públicos específicos propondo a conexão humana em ações e campanhas para sanar as necessidades do mercado.

Ter o consumidor como prioridade ultrapassa os limites do consumo. Melhor dizendo, a ideia é realmente:

  • entendê-lo;
  • engajá-lo;
  • criar relação de proximidade;
  • gerar mais vendas.

Desta forma, a história do Marketing Digital mudou para sempre o mundo dos negócios!

A origem e a evolução do Marketing Digital

Por definição, o Marketing Digital é o conjunto de estratégias que uma empresa utiliza para:

  • se relacionar com a sua persona;
  • desenvolver a identidade da marca no ambiente online;
  • fechar mais vendas tendo um canal mais acessível de contato com clientes.

Então, logo fica evidente que garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ainda é importante, porém o público está procurando pelo o que podemos chamar de ‘algo a mais’.

O Marketing Digital representa a mudança que a comunicação atravessou nos últimos anos, acompanhando os novos desejos e comportamento dos consumidores.

Antigamente, campanhas e ações de marketing eram unilaterais, ou seja: as empresas se dirigiam aos clientes e eles a ninguém (no máximo à loja diretamente).

Já hoje é bem diferente, a comunicação é uma via de mão dupla, o que beneficia ambos os lados: quem compra e quem vende.

Por acaso você já reparou como as marcas vêm usando as redes sociais corporativas? Pois é, elas representam muito bem todas essas modificações.

As interações sem mediações entre marcas e público permitem criar um relacionamento mais profundo entre as duas partes, além de gerar a oportunidade da empresa de conhecer melhor sua persona e abordá-la com maior assertividade.

Para o cliente passa a existir a possibilidade de saber ‘quem é a empresa’ por trás daquele produto ou serviço e consequentemente se aproximar dela pela identificação, tornando-se mais que um comprador, um promotor da marca.

Comece a colocar tudo isso em prática e melhorar seu relacionamento com clientes e seus resultados de vendas.

Fonte: Blog Xerpa

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