Gestão de equipes: 5 dicas para ser um gestor que inspira

A correta gestão de equipes não necessita apenas de fundamentos técnicos, seu sucesso também depende de um gestor que saiba inspirar seus colaboradores à ação. Assim, conseguirá obter resultados cada vez maiores, sempre alinhados aos valores da companhia.

Mas para isso é preciso que o gestor saiba colocar em prática algumas dicas, que vão desde a liderança pelo exemplo até o engajamento dos funcionários na busca pelos objetivos. A questão é: como fazer isso no dia a dia? Mostraremos as melhores práticas de gestão de equipes para inspirar.

1. Seja um exemplo para os colaboradores

O gestor tem uma posição de comando que oferece poder para mandar e desmandar. Contudo, nem sempre tem uma real influência vinda do exemplo diário. Para James Hunter, escritor do livro “O monge e o executivo”, essa autoridade refere-se à capacidade de fazer com que os funcionários façam de bom grado o que é solicitado.

A fim de ser um exemplo no dia a dia, primeiro, é preciso esquecer a frase “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”. Também é importante que saiba respeitar seus colaboradores, assim como sua cadeia de comando, e tenha disponibilidade para colocar a “mão na massa”.

2. Tenha um propósito claro de atuação

O propósito representa “o porquê de você fazer o que faz”. Grandes líderes e empresas têm essa declaração muito bem-definida, e vai além de valores financeiros. Para Simon Sinek, escritor norte-americano, ao definir o porquê é possível inspirar pessoas à ação.

Para tanto, busque responder duas principais perguntas: por que está conduzindo um time de trabalho? Quais são os verdadeiros motivos para isso? Ao definir seu propósito, poderá compartilhá-lo com o time e aumentar a motivação deles.

3. Desenvolva suas habilidades interpessoais

A habilidade interpessoal é um dos principais pilares da inteligência emocional de um gestor. Ao desenvolvê-la, é possível construir um relacionamento mais positivo com os funcionários, solucionar conflitos internos e gerenciar crises com mais eficiência.

Há duas principais coisas que se destacam nessa habilidade: a capacidade de entender e ser entendido. A primeira, vem de ouvir ativamente os colaboradores, eliminando ruídos que atrapalhem o diálogo. A segunda, vem de comunicar algo com clareza, garantindo que todos entendam os comandos que são dados no dia a dia.

4. Ofereça feedbacks construtivos

O feedback é um retorno de informação aos profissionais, objetivando eliminar ou motivar novos comportamentos dentro da empresa. Ao fazer isso, é possível demonstrar que se importa com cada colaborador e com seu desempenho diário.

Para tanto, é preciso refletir sobre o que vai dizer, equilibrando as críticas e os elogios. Também é importante que faça isso de forma individual, eliminando qualquer risco de constrangimento público. Além disso, seja direto e dê exemplos práticos.

5. Comemore os resultados alcançados

A empesa deve ser um lugar de foco e trabalho duro, mas também de celebração pelos frutos conquistados ao longo de cada período. Isso inspira e motiva os funcionários na busca por resultados cada vez mais grandiosos.

Portanto, que tal recompensar os colaboradores? É possível organizar um happy hour ou almoço para o time. Nele, deve-se falar sobre o objetivo que foi alcançado, sobre como é bom estarem reunidos e que esses momentos podem se multiplicar, desde que todos se mantenham empenhados.

Ao aplicar essas dicas você conseguirá inspirar os seus funcionários. Isso terá diversos efeitos positivos dentro da empresa, otimizando sua imagem de líder, os relacionamentos interpessoais e os resultados do empreendimento de um modo geral.

Fonte: Blog Solides

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