Importância do RH

O Dia do Profissional de RH 

A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

Na ocasião, vários países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. Aqui no Brasil, ela ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

À época da criação da comemoração, já se chamava atenção para a importância da valorização dos colaboradores no ambiente corporativo e a gestão de pessoas já era vista como uma área estratégica dentro das companhias. Mais de 40 anos depois, os profissionais ainda enfrentam vários desafios e o segmento está sempre se transformando, tanto que já temos o RH 4.0.

A importância do setor de RH nas empresas 

Na década de 70, o diferencial competitivo de uma empresa era a quantidade de máquinas que ela tinha para desempenhar suas atividades — muitas, inclusive, trocaram a mão de obra humana pela velocidade dos maquinários. 

Mas essas ferramentas desempenhavam (e ainda desempenham) tarefas rotineiras, repetitivas e padronizadas, ou seja, por mais que as máquinas entregassem excelentes resultados, devido à alta performance obtida pela velocidade única, elas não exerciam a atividade intelectual do homem. 

Por isso, com o passar dos anos, os diferenciais competitivos foram mudando, desligando-se das máquinas e optando pela qualidade, depois pelos processos, tecnologia da informação, até chegar nas “pessoas”, que hoje são a principal necessidade de gestão em uma organização.

Inclusive, podemos dizer que, atualmente, a gestão de pessoas está muito relacionada à tecnologia da informação. Mas agora não é uma em detrimento de outra, e sim ambas aliadas e parceiras para otimização das atividades diárias do setor e para o alcance do sucesso de uma empresa. Nesse sentido, existem alguns benefícios. Acompanhe!

Aumenta a produtividade 

Existe uma realidade em todas as organizações: quando os colaboradores estão satisfeitos no ambiente de trabalho, eles têm muito mais empenho para desenvolver suas atividades, por isso, produzem mais. E o RH exerce um papel fundamental nesse processo.

Isso acontece porque são vários os fatores que podem diminuir a satisfação das pessoas: falta de comunicação ou comunicação ineficiente com o líder, descontentamento com o salário, entre outros. E isso só será identificado com a ajuda do profissional de RH que, a partir daí, conseguirá propor soluções para cada caso.

Dinamiza os processos 

Lembra-se de que falamos da parceria de RH e tecnologia? Aqui temos mais um exemplo de como isso pode dar certo e elevar o nível de atividades. A tecnologia auxilia na redução de etapas ou processos burocráticos, que podem ser automatizados. Nesse sentido, podemos citar a triagem, por meio da internet, de candidatos que enviam vídeo currículos nos processos seletivos.

Contribui para visão sistêmica 

Cada vez mais os gestores de RH se tornam parceiros de negócios  — assunto que daremos mais detalhes adiante — ou são verdadeiros braços direitos dos presidentes e CEOs nas organizações. Nesse contexto, o setor é capaz de auxiliar no posicionamento estratégico da companhia com a visão sistêmica dos processos que envolvem as pessoas.

Orienta a organização 

A orientação do RH é percebida em todos os setores de uma empresa, pois desde o momento em que um colaborador é recrutado até o seu desligamento, independentemente do setor, ele passa pelo trabalho desses profissionais.

Ainda, como desempenha ações estratégicas, o setor é um aliado, por exemplo, quando um gestor quer demitir um colaborador. Por que essa pessoa deve ser demitida? Podemos remanejá-lo ou trabalhar pontos de melhoria? Essas são algumas questões que servirão de orientação para os líderes.

Tomada de decisões mais estratégicas

Cada vez mais, o RH fala a mesma língua da alta gerência de uma organização. Hoje, o setor conta com subsídios para oferecer dados, números e demais informações que servirão de suporte para as tomadas de decisão da empresa, seja em qual área isso for necessário.

____

Percebeu como em todas as atividades e setores de uma organização o Recursos Humanos está envolvido direta ou indiretamente? Por isso, celebre o Dia do Profissional de RH, pois eles são a peça fundamental para fazer uma empresa alcançar os resultados e o sucesso no mercado!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.