Importância do RH

O Dia do Profissional de RH 

A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations). 

Na ocasião, vários países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. Aqui no Brasil, ela ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

À época da criação da comemoração, já se chamava atenção para a importância da valorização dos colaboradores no ambiente corporativo e a gestão de pessoas já era vista como uma área estratégica dentro das companhias. Mais de 40 anos depois, os profissionais ainda enfrentam vários desafios e o segmento está sempre se transformando, tanto que já temos o RH 4.0.

A importância do setor de RH nas empresas 

Na década de 70, o diferencial competitivo de uma empresa era a quantidade de máquinas que ela tinha para desempenhar suas atividades — muitas, inclusive, trocaram a mão de obra humana pela velocidade dos maquinários. 

Mas essas ferramentas desempenhavam (e ainda desempenham) tarefas rotineiras, repetitivas e padronizadas, ou seja, por mais que as máquinas entregassem excelentes resultados, devido à alta performance obtida pela velocidade única, elas não exerciam a atividade intelectual do homem. 

Por isso, com o passar dos anos, os diferenciais competitivos foram mudando, desligando-se das máquinas e optando pela qualidade, depois pelos processos, tecnologia da informação, até chegar nas “pessoas”, que hoje são a principal necessidade de gestão em uma organização.

Inclusive, podemos dizer que, atualmente, a gestão de pessoas está muito relacionada à tecnologia da informação. Mas agora não é uma em detrimento de outra, e sim ambas aliadas e parceiras para otimização das atividades diárias do setor e para o alcance do sucesso de uma empresa. Nesse sentido, existem alguns benefícios. Acompanhe!

Aumenta a produtividade 

Existe uma realidade em todas as organizações: quando os colaboradores estão satisfeitos no ambiente de trabalho, eles têm muito mais empenho para desenvolver suas atividades, por isso, produzem mais. E o RH exerce um papel fundamental nesse processo.

Isso acontece porque são vários os fatores que podem diminuir a satisfação das pessoas: falta de comunicação ou comunicação ineficiente com o líder, descontentamento com o salário, entre outros. E isso só será identificado com a ajuda do profissional de RH que, a partir daí, conseguirá propor soluções para cada caso.

Dinamiza os processos 

Lembra-se de que falamos da parceria de RH e tecnologia? Aqui temos mais um exemplo de como isso pode dar certo e elevar o nível de atividades. A tecnologia auxilia na redução de etapas ou processos burocráticos, que podem ser automatizados. Nesse sentido, podemos citar a triagem, por meio da internet, de candidatos que enviam vídeo currículos nos processos seletivos.

Contribui para visão sistêmica 

Cada vez mais os gestores de RH se tornam parceiros de negócios  — assunto que daremos mais detalhes adiante — ou são verdadeiros braços direitos dos presidentes e CEOs nas organizações. Nesse contexto, o setor é capaz de auxiliar no posicionamento estratégico da companhia com a visão sistêmica dos processos que envolvem as pessoas.

Orienta a organização 

A orientação do RH é percebida em todos os setores de uma empresa, pois desde o momento em que um colaborador é recrutado até o seu desligamento, independentemente do setor, ele passa pelo trabalho desses profissionais.

Ainda, como desempenha ações estratégicas, o setor é um aliado, por exemplo, quando um gestor quer demitir um colaborador. Por que essa pessoa deve ser demitida? Podemos remanejá-lo ou trabalhar pontos de melhoria? Essas são algumas questões que servirão de orientação para os líderes.

Tomada de decisões mais estratégicas

Cada vez mais, o RH fala a mesma língua da alta gerência de uma organização. Hoje, o setor conta com subsídios para oferecer dados, números e demais informações que servirão de suporte para as tomadas de decisão da empresa, seja em qual área isso for necessário.

____

Percebeu como em todas as atividades e setores de uma organização o Recursos Humanos está envolvido direta ou indiretamente? Por isso, celebre o Dia do Profissional de RH, pois eles são a peça fundamental para fazer uma empresa alcançar os resultados e o sucesso no mercado!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.