Conhecer a sua equipe e desenvolver estratégias é fundamental. A avaliação de desempenho permite obter um diagnóstico que possibilita identificar os pontos positivos e os pontos a serem melhorados entre os seus colaboradores.
A análise de performance promove a conscientização dos profissionais quanto ao seu próprio desempenho e crescimento, além disso, proporciona dados reais que podem facilitar o processo de feedback dos gestores para com as equipes da empresa.
A avaliação de desempenho se tornou uma ferramenta poderosa para garantir o sucesso das empresas em um mercado altamente competitivo. Ao realizá-la é possível obter informações extremamente relevantes sobre o desempenho dos colaboradores, porém o grande desafio está em saber o que fazer após obter os dados deste processo.
Por isso, preparamos 3 dicas simples para orientá-los sobre o que fazer com o resultado da avaliação de desempenho e gerar um impacto positivo para o crescimento da empresa.
- ESTABELEÇA UM FEEDBACK CONTÍNUO
Realizar uma boa avaliação de desempenho, analisar os dados e não dar um feedback aos colaboradores é desmotivador. É preciso que todos percebam quais foram os acertos e erros para que tenham condições efetivas de desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento.
Para estabelecer um feedback contínuo, é possível utilizar ferramentas tecnológicas, como um aplicativo mobile, que permite gerar retornos rápidos e fáceis sobre atividades realizadas de um colaborador ou até mesmo de sua performance em um determinado projeto. Com o uso de uma ferramenta, os colaboradores podem dar, receber e solicitar feedback em tempo real, caminhando para uma cultura de alta performance.
Com isso, podemos promover o engajamento das equipes e melhorar a experiência do colaborador com a empresa, que ficará mais motivado para obter melhores resultados.
- DEVOLUTIVA SOBRE O AMBIENTE DE TRABALHO
É importante abrir espaço para uma conversa informal, pois muitas vezes o ambiente de trabalho pode afetar a boa produção do time e isto produzirá efeitos negativos sobre o resultado da avaliação de desempenho. Por exemplo, as atividades não estão ocorrendo no prazo estabelecido devido a uma falha nos computadores, ou seja, um fator externo que o gestor deve estar atento. Sendo assim, abrir espaço para ouvir é essencial, escutar críticas e promover melhorias sobre os problemas reportados ou buscar formas de solucionar será muito eficaz para a organização.
Entenda que o processo de avaliação permite que ambos os lados recebam devolutivas, por isso, o gestor precisa estar preparado para escutar os colaboradores.
- CONSTRUA UM PLANO DE AÇÃO
Construir um plano de ação junto aos colaboradores após o recebimento do resultado da avaliação é uma ótima opção para suprir os gaps identificados e manter os aspectos positivos do trabalho.
Em conjunto, você pode estabelecer um plano alinhado com as características e potencialidades desenvolvidas pelo profissional até o momento.
Fonte: Blog RH.