O plano de carreira é uma ferramenta essencial na gestão de pessoas. Isso porque, ele aprimora as competências e aumenta a motivação do profissional — dois ingredientes que fazem com que os colaboradores tragam resultados cada vez mais positivos para a empresa.
Mesmo que existam outras ações que auxiliem nas competências e na motivação, como treinamentos, é preciso que o trabalho tenha um objetivo mais adiante. No mundo corporativo, é necessário que, depois de várias etapas conquistadas dia após dia, haja vislumbre para uma recompensa final, que valerá todo o esforço investido nos projetos.
Essa visão do trabalho é um dos resultados de um bom planejamento, que deve ser traçado entre colaborador e gestor. Continue acompanhando a leitura e entenda melhor o que consiste o plano de carreira e conheça 4 benefícios desse instrumento para a sua empresa!
O que é plano de carreira?
Trata-se de um programa estruturado, que determina a trajetória que cada colaborador percorrerá dentro da empresa. Ele define as competências necessárias para cada cargo e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.
Por meio de um plano de carreira, o colaborador entenderá por quais fases passará dentro da organização e quanto tempo ficará em cada uma delas. Normalmente, é oferecido em empresas maiores, com um RH bem estruturado e uma cultura de atração e retenção de talentos.
Qual a importância do plano de carreira?
Considerado o pai do RH, Chiavenato ressaltou, em 2008, que na era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa renovação e turbulência.
Ainda, segundo ele, o segredo do sucesso não está no maquinário e nos métodos, mas nas pessoas que operam as máquinas e administram os processos. Dessa forma, podemos entender a importância da gestão de pessoas em um mundo volátil para desenvolver o potencial de um colaborador dentro da empresa, por meio da motivação.
Logo, o plano de carreira demonstra ser uma estratégia de gestão de pessoas eficaz na motivação e engajamento do colaborador, por estimular seu crescimento profissional e permitir que o trabalho seja feito com mais transparência — a respeito das intenções da empresa em relação a ele.
Portanto, por meio desse planejamento, não sobra espaço para questionamentos a respeito de quando vão ocorrer promoções ou se aquele cargo será mantido por tempo indefinido. Assim, o colaborador tem uma meta a ser atingida para que seus sonhos profissionais sejam realizados.
Qual o objetivo de criar um plano de carreira na empresa?
Em um mundo moderno e conectado, onde recebemos diariamente uma enxurrada de estímulos e informações de todos os lados, torna-se necessário ter um planejamento, tanto pessoal quanto profissional. Assim, para o colaborador, fazer um plano de carreira é fundamental que ele cresça profissionalmente dentro de uma empresa ou, até mesmo, como autônomo.
Já para as empresas, o planejamento do caminho que cada profissional percorrerá dentro da organização estimula a competitividade, o crescimento individual, engajando e motivando seus colaboradores — como consequência, os lucros do negócio devem aumentar.
Qual a diferença entre carreira e plano de carreira?
A carreira consiste em um planejamento individual por parte do profissional, ou seja, a ele descobre sua vocação, busca formação superior ou técnica e comportamental na área, promovendo-se para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Além disso, procura, por conta própria, sempre estar atualizado em sua área de atuação, buscando crescimento dentro da empresa ou partindo para outra.
Já o plano de carreira é o caminho que o profissional percorrerá dentro de uma mesma empresa, desenhado por seus gestores, baseado no seu cargo e na avaliação de perfil, compreendendo suas competências e habilidades.
Nesse caso, a própria empresa ajuda os colaboradores, por meio de benefícios para atualização profissional, além de treinamentos, acompanhando sua evolução nas avaliações de desempenho e reuniões com seus líderes e gestores.
Quais os benefícios do plano de carreira?
Até aqui, ficou claro que o plano de carreira é um instrumento necessário para estimular motivação, engajamento e competitividade dos colaboradores, além de proporcionar o crescimento gradual da empresa. Mas há outros benefícios a serem destacados. Vamos conhecê-los?
- Desenvolvimento profissional
Quando os objetivos do colaborador são traçados, a empresa pode planejar os treinamentos mais adequados para ele, pensando não só na função que desempenha agora, mas também nas atividades que ele poderá desempenhar no futuro.
Assim, a empresa consegue moldar mais facilmente o perfil profissional dos colaboradores de cargos mais altos que passaram por um plano de carreira, melhorando o desempenho da equipe como um todo.
Além disso, os profissionais se sentem mais capacitados e motivados ao saber que já estão sendo treinados para assumir cargos melhores no futuro, o que aumenta muito a produtividade.
- Menor rotatividade
Um dos aspectos relevantes do plano de carreira é a segurança que ele dá ao colaborador — saber exatamente qual cargo será ocupado daqui a um ou dois anos faz com que o profissional queira pertencer e vestir a camisa da empresa.
Além disso, é muito incerto aceitar um emprego sem saber se terá oportunidade de crescimento profissional, ainda mais em época de crise econômica. A ideia de que o cargo melhor e com mais remuneração está a uma distância mensurável, faz com que o colaborador queira traçar esse caminho, ao invés de se aventurar novamente em um mercado incerto.
Nesse sentido, o plano de carreira traz a segurança que diminui a taxa de turnover, melhorando o conforto no trabalho e, consequentemente, a qualidade de vida.
- Desenvolvimento de liderança e espírito empreendedor
Para conseguir o cargo que lhe foi proposto no plano de carreira, o colaborador deve mostrar que é capacitado para assumir o posto que tanto almeja.
Assim, qualidades são incentivadas, como proatividade, trabalho em equipe, boa convivência com os colegas, visão de negócios e vários outros aspectos que compõem um bom líder.
Além disso, tais qualidades também são benéficas para o desenvolvimento de qualquer projeto de uma empresa, bem como das equipes competentes.
- Melhora o employer branding
Empresas que oferecem plano de carreira praticam o employer branding, ou seja, transmitem uma imagem de marca empregadora, reduzindo o turnover. Isso porque a maioria dos profissionais que está no mercado, atualmente, pertence às gerações Y e Z. Mas o que isso quer dizer?
Bom, essas pessoas têm como característica marcante a busca por conhecimento. Logo, elas tendem a procurar trabalho em empresas que invistam em seus potenciais em longo prazo.
Logo, além de atrair os melhores talentos para sua empresa, oferecer um bom plano de carreira fará com que os colaboradores fiquem na organização por mais tempo, por terem a oportunidade de desenvolvimento constante — além da satisfação de trabalharem em uma organização bem-vista no mercado.
Como elaborar um plano de carreira na prática?
Elaborar um plano de carreira pode ser um desafio para algumas empresas. Mas fica mais fácil colocá-lo em prática quando o gestor tem em mente que ele deve alinhar os objetivos do colaborador e da empresa.
Assim, o crescimento de ambos é potencializado, proporcionando à organização os melhores resultados. Confira agora algumas dicas de como colocar o plano de carreira da sua empresa em prática.
- Defina as progressões de carreira
- Identifique pontos fortes e fracos dos colaboradores da sua equipe
- Realize treinamentos
- Crie metas
- Estabeleça uma comunicação transparente
Fonte: Blog Solides