A avaliação de desempenho é uma ferramenta complementar para o processo de gestão de pessoas e tem como objetivo medir a performance dos profissionais em relação aos resultados esperados pela empresa. A implantação de um processo de avaliação potencializa o desempenho dos colaboradores e auxilia a organização no incentivo ao crescimento profissional.
Com isso, os resultados da avaliação de desempenho servirão como fonte de informações para o planejamento de ações que visam melhorar os indicadores da empresa e do desenvolvimento humano.
A avaliação é tão relevante para as organizações que deve ser realizada em um processo contínuo, com atualizações constantes da metodologia empregada. Ao definir a periodicidade, a organização poderá focar e se dedicar em um determinado momento para compilar os resultados e o ideal é que sejam realizadas avaliações em períodos mais curtos, com isso, podemos promover os feedbacks tão importantes entre os líderes e suas equipes.
Diante da relevância da aplicação da avaliação de desempenho nas organizações, elaboramos um conteúdo onde elencamos quatro motivos, entre tantos outros, que deveriam apoiar a sua empresa a dar a devida importância que o processo merece.
Indicadores de desempenho
Com a implantação da avaliação de desempenho serão criados indicadores para que possamos ter uma visão ampla das entregas dos colaboradores. Os indicadores são parâmetros que servem para medir e avaliar o desempenho da equipe.
Dependendo do processo de avaliação que você criar, você poderá ter indicadores de produtividade e qualidade, além de outros indicadores estratégicos que permitirão um comparativo entre a situação atual e o objetivo definido pela equipe.
Os indicadores são essenciais e oferecem maior clareza do resultado atingido pela organização.
Autoconhecimento
Aplicar a avaliação de desempenho pode beneficiar os colaboradores com o autoconhecimento. As pessoas precisam saber quais são os seus próprios gaps e entregas para facilitar o entendimento do que elas precisam melhorar, o que deve ser mudado e quais são as suas potencialidades mais evidenciadas. Com a assimilação das informações, os colaboradores podem contribuir para a melhoria do trabalho. A organização tem a oportunidade de conhecer mais cada colaborador, seus limites e desempenhos. Desta maneira, fica mais fácil identificar os talentos e reconhecê-los.
Feedback
A avaliação de desempenho não pode ser levada como um período de ajustes de contas entre colaboradores e líder. O feedback em muitas organizações é realizado somente quando a avaliação de desempenho ocorre, e na verdade, o feedback deveria ocorrer de maneira informal e com maior frequência. Quando se estabelece um feedback contínuo é possível obter uma relação de confiança entre o líder e o liderado, com isso, os próprios avaliados podem se sentir realmente envolvidos no processo de desenvolvimento, beneficiando a si próprio e a organização.
O feedback contínuo e avaliação de desempenho podem proporcionar inúmeras mudanças significativas na gestão de pessoas, como modificar o clima organizacional e melhorar a produtividade, gerando mais competitividade no mercado.
Estratégia
A avaliação de desempenho é um mapa sobre as atividades desenvolvidas pela empresa, evidenciando as estratégias com melhores resultados e as ações que necessitam de aprimoramento.
Além de identificar as estratégias que estão gerando resultados é possível avaliar se os colaboradores da organização estão capacitados e focados na direção correta para alcançar os resultados esperados, como por exemplo, produzir com qualidade, cumprindo os prazos e reduzindo custos.
Diante de todas as questões demonstradas acima, fica clara a importância da avaliação de desempenho como ferramenta de gestão de pessoas, porém para que possamos ter resultados acima do esperado é necessário aplicarmos boas metodologias para que possamos incorporar a visão de crescimento contínuo, construir o plano de desenvolvimento dos colaboradores e reter os talentos da organização.