Reforma Tributária: Entenda as Principais Mudanças e o Novo Sistema de Tributos no Brasil

A reforma tributária em andamento trará grandes mudanças no sistema de tributos sobre consumo no Brasil. A partir de 2025, técnicos do governo e do Congresso Nacional iniciarão os debates sobre as alíquotas dos novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o Imposto Seletivo.

Em 2026, será o ano de testes com a CBS e o IBS, com alíquotas iniciais reduzidas. Em 2027, a cobrança da CBS começará oficialmente, substituindo tributos como o PIS e a Cofins. De 2029 a 2032, haverá uma transição gradual do ICMS e ISS para o IBS, até a vigência plena do novo modelo em 2033, quando o ICMS e o ISS serão extintos.

O foco dessas mudanças é simplificar a complexidade atual do sistema, com regulamentações unificadas para União, estados e municípios. Além disso, a devolução de impostos para as camadas mais pobres será uma realidade, assim como o mecanismo de “split payment”, que permitirá às empresas recuperarem créditos de impostos de forma imediata.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.