Quando surgiram, ainda no período em que o Brasil era colônia de Portugal, os supermercados tinham características completamente diferente das lojas que conhecemos hoje, eram os armazéns. O atendimento era feito diretamente no balcão, os produtos eram vendidos em poucas quantidades e até escambo era aceito como pagamento.
Em 1950 a venda direta no balcão foi sendo deixada de lado e o consumidor passou a ser o protagonista da sua compra. A globalização e a tecnologia influenciaram o segmento e o transformaram para sempre. Hoje, já é possível efetuar compras sem sair do sofá, apenas com um celular na mão e um aplicativo instalado.
A forma de consumo já não é mais a mesma, bem como as formas de pagamento. Muitas já são as transformações pelas quais o segmento passou, mas a tendência é que ele mude ainda mais. Saber reagir às mudanças garantiu ao setor o papel de protagonista no cenário econômico brasileiro.
As informações mais recentes sobre a atuação dos supermercados neste cenário vêm do último levantamento do Ranking Abras (Associação Brasileira de
Supermercados), divulgado em maio de 2019 e traz um panorama e projeção positivos para o setor.
Em 2018 o faturamento dos supermercados chegou a R$ 355,7 bilhões, um crescimento de 0,7% a mais que no ano anterior. São 89,6 mil lojas no país, que geraram 1,853 milhão de empregos diretos. Comparado com 2017 o crescimento é de 30,7 mil postos. Este é o maior índice desde 2016. Além disso, temos também os empregos indiretos, que chegam a 5 milhões. O setor de supermercados é responsável por 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Esses números são resultados de um intenso trabalho e de inúmeras adaptações que o setor precisou fazer, principalmente quando levamos em conta a crise econômica, presença significativa no ano de 2018. Sabemos que o dia a dia de quem trabalha em supermercados não é fácil, por isso oferecemos inúmeras soluções para facilitar o seu trabalho.
Nós do Grupo Ideal contamos com um time especialista neste segmento. Oferecemos serviços de consultoria, orientações, planejamento e análises a fim de garantir total segurança no seu faturamento, para que você possa concentrar esforços no crescimento do seu empreendimento.
E as expectativas estão altas. Ainda segundo dados da Abras, o esperado é vendas aquecidas no verão de 2020. E o otimismo se estende para o restante do ano, já que o empresário supermercadista demonstra maior confiança na economia brasileira.
E nós do Grupo Ideal, estamos preparados para ajudar você do setor mercadista a fazer parte desse cenário positivo. Entre em contato conosco e descubra como nossa parceria pode potencializar os seus negócios.