Empreender com maturidade é empreender com mais experiência

De acordo com o Global Entrepreneuship Monitor (GEM) 2019, pesquisa sobre empreendedorismo aplicada em 55 países, o Brasil registrou em 2019 cerca de 38,7% da população entre 18 e 64 anos envolvida em alguma atividade empreendedora.

No ano passado, entre os empreendedores iniciais (aqueles com negócios até 3,5 anos de funcionamento), 12,4% têm entre 55 e 64 anos. Isso significa um contingente de quase 2,5 milhões de pessoas iniciando um negócio. O que chama atenção, contudo, é que em 2018 esse porcentual era de 9,7%, mostrando o início de uma possível tendência de aumento de empreendedores seniores no país.

O relatório destaca que uma das razões para esse possível aumento de empreendedores seniores deve-se a necessidade de complementação de renda por conta da aposentadoria ou ainda por consciência da dificuldade de recolocação no mercado após os 50 anos no Brasil.

Segundo o GEM, independente do motivo que os leva a abrir seu próprio negócio, estratégias voltadas às particularidades histórico-culturais devem ser adotadas para apoiá-los nessa nova jornada, na maioria das vezes, desconhecida por essa parte da população.

Quem é da geração baby boomers (nascidos após a II Guerra Mundial e meados dos anos 1960), na sua maioria, foram “adestrados” para serem empregados. As opções eram na sua maioria: fazer carreira em uma grande empresa privada ou fazer concurso público e ter uma vida estável e previsível, com carteira de trabalho assinada, 13o. salário, férias e com os vencimentos depositados todo final do mês.

O tema empreendedorismo foi ignorado até nas universidades. Era raro ou quase inexistia a disciplina de empreendedorismo nos cursos universitários, mesmo naqueles voltados à área de gestão. Os alunos eram doutrinados para serem empregados. Nada contra ser empregado, seja do governo ou de uma empresa privada, mas por que não ter informado e preparado essas pessoas para também serem empreendedores?

Não temos essa resposta até hoje, mas esses novos empreendedores seniores precisam agora de suporte e apoio para que seus negócios prosperem e atinjam seus objetivos.

Empreender na maturidade é empreender com mais experiência e ter a consciência de que mesmo sendo um caminho árduo, incerto e solitário muitas vezes, o empreendedorismo tem sua beleza e fascínio e está aberto à todas as idades.

Fonte: Portal Administradores

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.