Empreender com maturidade é empreender com mais experiência

De acordo com o Global Entrepreneuship Monitor (GEM) 2019, pesquisa sobre empreendedorismo aplicada em 55 países, o Brasil registrou em 2019 cerca de 38,7% da população entre 18 e 64 anos envolvida em alguma atividade empreendedora.

No ano passado, entre os empreendedores iniciais (aqueles com negócios até 3,5 anos de funcionamento), 12,4% têm entre 55 e 64 anos. Isso significa um contingente de quase 2,5 milhões de pessoas iniciando um negócio. O que chama atenção, contudo, é que em 2018 esse porcentual era de 9,7%, mostrando o início de uma possível tendência de aumento de empreendedores seniores no país.

O relatório destaca que uma das razões para esse possível aumento de empreendedores seniores deve-se a necessidade de complementação de renda por conta da aposentadoria ou ainda por consciência da dificuldade de recolocação no mercado após os 50 anos no Brasil.

Segundo o GEM, independente do motivo que os leva a abrir seu próprio negócio, estratégias voltadas às particularidades histórico-culturais devem ser adotadas para apoiá-los nessa nova jornada, na maioria das vezes, desconhecida por essa parte da população.

Quem é da geração baby boomers (nascidos após a II Guerra Mundial e meados dos anos 1960), na sua maioria, foram “adestrados” para serem empregados. As opções eram na sua maioria: fazer carreira em uma grande empresa privada ou fazer concurso público e ter uma vida estável e previsível, com carteira de trabalho assinada, 13o. salário, férias e com os vencimentos depositados todo final do mês.

O tema empreendedorismo foi ignorado até nas universidades. Era raro ou quase inexistia a disciplina de empreendedorismo nos cursos universitários, mesmo naqueles voltados à área de gestão. Os alunos eram doutrinados para serem empregados. Nada contra ser empregado, seja do governo ou de uma empresa privada, mas por que não ter informado e preparado essas pessoas para também serem empreendedores?

Não temos essa resposta até hoje, mas esses novos empreendedores seniores precisam agora de suporte e apoio para que seus negócios prosperem e atinjam seus objetivos.

Empreender na maturidade é empreender com mais experiência e ter a consciência de que mesmo sendo um caminho árduo, incerto e solitário muitas vezes, o empreendedorismo tem sua beleza e fascínio e está aberto à todas as idades.

Fonte: Portal Administradores

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no E-mail

Deixe seu Comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

INFORME SEU CONTATO

Ligaremos pra você em breve.