O começo de cada ano sempre é um período de muita movimentação dentro das imobiliárias. Além das transações em alta graças a chegada do verão, também é o momento onde as imobiliárias começam a se dedicar na coleta de dados e informações necessárias para o envio da Dimob.
O que é Dimob?
A sigla Dimob significa Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias.
Nada mais é do que um relatório anual contendo todas as informações relativas à comercialização, intermediação e locação de imóveis.
Para que serve a Dimob?
O recolhimento da Dimob 2021 é feito para que a Receita Federal possa identificar e cruzar os dados obtidos com as declarações dos contribuintes do Imposto de Renda.
Dessa forma, a Receita Federal consegue intensificar a fiscalização sobre os rendimentos declarados e agir diretamente na prevenção e no combate a possíveis fraudes, sonegações ou demais irregularidades.
Quem deve declarar a Dimob 2021?
De acordo com a Instrução Normativa Nº 1.115 a Dimob 2021 deve ser declarada por pessoas jurídicas e equiparadas que:
- comercializarem imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim;
- intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis;
- realizarem sublocação de imóveis;
- sejam constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios.
Em resumo, imobiliárias, corretores de imóveis e quaisquer outras pessoas jurídicas que tenham realizado transações de venda, locação, incorporação, intermediação ou administração de imóveis no ano passado devem declarar a Dimob 2021.
Qual é o prazo de entrega para a Dimob 2021?
O prazo de entrega para a Dimob sempre corresponde ao último dia útil do mês de fevereiro.
Portanto, a Dimob 2021 deve ser enviada até o dia 26 de fevereiro de 2021.
Porém, lembre-se que a declaração deve ser feita com dados relativos ao ano anterior ao prazo de entrega. Ou seja, para preencher a Dimob 2021, as informações fornecidas devem ser referentes às atividades do ano de 2020.
Fonte: Blog Jetimob.